o poder da mobilização social está na organização de pessoas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Bibliotecas públicas terão dicionários acessíveis para cegos

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência assinou um convênio com a Fundação Dorina Nowill para Cegos para editar um dicionário português-inglês inglês-português para cegos, no formato DAISY. O convênio ainda prevê que mil exemplares sejam distribuídos a pessoas com deficiência visual, sendo 600 para bibliotecas públicas do estado de São Paulo e 400 para a Secretaria distribuir em campanhas de divulgação e sensibilização da sociedade.

A produção do dicionário tem o objetivo de garantir uma educação verdadeiramente inclusiva, garantindo às pessoas com deficiência visual o acesso à informação, interatividade em sala de aula e maior autonomia nos estudos. A matriz do produto final ficará disponibilizada para replicada e distribuída pela Secretaria na forma e quantidade que houver interesse.

Sobre o formato DAISY

O formato digital DAISY foi criado para ser utilizado por pessoas com deficiência visual e possibilita que esse público tenha acesso igualitário a livros e documentos em geral. Um livro DAISY pode ser composto pelo livro escrito sincronizado com transcrição em áudio de cada parte do texto e ampliação de caracteres, por exemplo. Com movimentos de mouse ou atalhos de teclado, é possível fazer anotações e marcações no texto, além de mudar de página e realizar pesquisas.

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência: (11) 5212.3702/5212.3777/5212.3812/5212.3813

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.